
Pergunte à SBOT: cuidados com o gesso
Após uma fratura ou uma torção, em alguns casos, o paciente pode precisar usar algum tipo de imobilização como por exemplo, o gesso. O gesso é composto de uma bandagem que, quando molhada, pode ser moldada e ao secar, fica resistente. O objetivo é imobilizar completamente o membro machucado.
Depois que é feito o gesso, é importante o paciente dizer ao médico se está muito apertado ou não, e tomar certos cuidados como: não molhar o local o gesso, não bater o gesso evitando rachaduras e não colocar nada dentro, por exemplo tentar coçar a pele com objetos pontiagudos. Mas sempre esclareça todas as suas dúvidas com o seu médico e para se consultar com um especialista SBOT, acesse: https://sbot.org.br/localize-o-ortopedista/. Esse é mais um vídeo do projeto “Pergunte à SBOT”, com orientações para população. #SbotValeSer #Sbot
Cuidados com o gesso
O médico ortopedista tem que ter todo o cuidado na confecção do gesso e após ele ser confeccionado, é importante o paciente verificar:
• se está apertado,
• se está comprimindo estruturas vasculonervosas, as extremidades podem ficar roxas, é algo que ele tem que observar,
• a questão da mobilidade dos dedos,
• se ele tiver dor depois da mobilização do gesso confeccionado pode ser um problema.
• não pode ser molhado.
Um paciente que usa um gesso de membro inferior, uma bota, por exemplo, geralmente não pode pisar porque o peso do corpo pode danificar.
Especificamente as orientações vão depender de qual membro está sendo engessado.
Fonte: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA – SBOT